Medo de dirigir
A pessoa que apresenta medo de dirigir quase sempre tem bastante competência em outras áreas, é organizada e inteligente, sente receio de perder o controle ou receber críticas. Ao imaginar estar no trânsito movimentado, esta pessoa com medo de dirigir prevê que ficará muito ansiosa, que poderá cometer erros, que receberá uma ‘’chamada de atenção’’.
Alguns sinais de ansiedade são sentidos quando se imagina dirigindo ou se aproxima do carro, mesmo na garagem. Este medo pode se percebido bastante tempo antes de ter que dirigir, como na noite anterior, quando é uma pessoa que já experimenta sair. Em alguns casos, o medo está tão presente que a pessoa sente como se a paralisasse.
O sucesso da terapia cognitivo comportamental para tratamento do medo de dirigir considera o envolvimento ativo do cliente em tarefas como: aprendizado de relaxamento, entendimento de uma hierarquia de ansiedade para exercícios de enfrentamento no trânsito ao longo do processo (algumas vezes com a companhia do psicólogo) e treino de habilidades psicomotoras. A terapia para o medo de dirigir também trabalha a reestruturação cognitiva, em que o cliente identifica e modifica pensamentos irracionais em relação ao trânsito ou ao ato de dirigir.
A terapia cognitivo comportamental para medo de dirigir é indicada a quem já possui carteira de habilitação e não dirige – ou dirige com muita ansiedade; ou pessoas que ainda pretendem fazer as aulas e a prova prática.
Autora: Carine Campos