Ansiedade Social ou Fobia Social
A ansiedade social ou fobia social constitui-se, basicamente, de medo grave e persistente de situações sociais, que interfere perniciosamente na rotina da pessoa, nas suas atividades laborais, em encontros sociais ou relacionamentos. São sinais comuns de fobia social: suor excessivo, rubor facial, tremores, lapsos de memória e oscilações no tom da voz.
A interpretação das experiências, para quem vive a fobia social, fica permeada por idéias que nem sempre são mensuradas realisticamente. Como p. ex., o indivíduo tem a impressão de que todos no restaurante olharão para ele quando ele estiver comendo ou se levantar; ou que uma breve pausa na conversa indique o desinteresse do outro ou a sua própria inferioridade intelectual.
Existe nos quadros de fobia social, autocrítica exagerada sobre os próprios comportamentos, “deslizes” que poderiam passar despercebidos, para pessoas com ansiedade social, são catastróficos. P. ex., equivocar-se ao mencionar o nome de uma pessoa com quem se esteja falando; derrubar um pouco de bebida sobre a mesa. Essas impressões distorcidas deixam a pessoa com aumentada ansiedade antecipatória, ou seja, ela acredita que o pior irá acontecer quando for se reunir com outras pessoas. Esses pensamentos catastróficos do que possa vir a acontecer, que as pessoas com fobia social apresentam, favorecem com que o indivíduo passe a evitar contatos sociais.
Colhem-se, durante a terapia cognitivo comportamental, informações sobre a história de vida familiar do cliente, experiências escolares, relacionamentos afetivo-sexuais, sobre em que situações as reações de fobia social aparecem, avalia-se o grau de interferência na vida do indivíduo. A Terapia Cognitivo Comportamental para Fobia Social utiliza recursos para resgatar memórias anteriores de sucesso e técnicas de reestruturação cognitiva sobre situações imaginadas para incitar o cliente a enfrentar as situações reais. A partir do treino e do enfrentamento, aprimoram-se os recursos para as interações, o que chamamos de aumento de repertório de habilidades sociais.
Autora: Carine Campos